quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Onça-parda atropelada em MT rejeita alimentos oferecidos por veterinários

Alimentos oferecidos ao felino fazem parte do cardápio de caça das onças.
Veterinários oferecem até ração para gato na tentativa de alimentar animal.

Onça atropelada rejeita alimentos fornecidos por veterinários (Divulgação/ Vigilância Ambiental)
Animal recusa alimentos oferecidos por veterinários
(Foto: Divulgação/ Vigilância Ambiental)

A onça parda encontrada atropelada em uma rodovia próxima a Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, ainda inspira muitos cuidados. Ela está internada há uma semana no hospital veterinário de uma faculdade particular da capital e a maior dificuldade seria fazer o animal doente se alimentar.
Os alimentos oferecidos ao felino fazem parte do cardápio de caça das onças como carne bovina e pescoço de frango. A ração para gatos foi oferecida como alternativa de alimento para o animal que não está se alimentando. De acordo com César Soares, coordenador do Departamento de Fauna do Instituto Nacional do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), a alimentação oferecida pelos veterinários está correta. “Ela não aceita ser alimentada, a nossa preocupação está sendo a alimentação porque ela não está ingerindo os alimentos, apenas ração pastosa para gatos”, explicou.
Ainda de acordo com o representante do Ibama, os veterinários vão aguardar mais uma semana para ver se a onça-parda reage aos medicamentos e volta a se alimentar normalmente. “Neste momento nossa preocupação não é nem a cura porque isso está sendo feito. A nossa preocupação agora é com a alimentação dela”, desabafou Soares que complementou dizendo que esse também é o prazo para decidir se o animal será sacrificado. “Nós não queremos que isso aconteça, mas ela não está comendo e não deixa ser alimentada”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário