sábado, 21 de janeiro de 2012

Manifestação da campanha Crueldade Nunca Mais será realizada no próximo domingo, 22, na Praça Santos Dumont



              Cuiabá também participará da mobilização Crueldade Nunca Mais, uma manifestação pacífica pelo fim dos maus tratos contra os animais, que será realizada no próximo domingo, dia 22, a partir das 9h, em todo o Brasil e nas cidades de Nova York e San Diego, nos EUA.  Na capital de Mato Grosso, o evento acontecerá na Praça Santos Dumont.   “Nosso objetivo é mostrar que os animais tem sentimentos exatamente como nós, seres humanos e, por isso, merecem respeito, atenção, carinho e cuidados”, explica Dora Gonçalves, presidente da Associação Voz Animal (AVA-MT), entidade que está organizando o evento na cidade.

               O objetivo da mobilização é pedir mudanças na legislação atual e aumentar a punição para aqueles que praticam atos de violência contra os animais.   “Hoje, o crime contra animais é considerado de baixo potencial ofensivo e, apesar da lei prever prisão de 3 meses a um ano,  os infratores geralmente recebem como pena apenas  o pagamento de cestas básicas ou prestação de serviço comunitário. Precisamos desestimular esse tipo de atitude e a lei não ajuda”, explica a veterinária Juliana Lopes, voluntária da AVA-MT.  A manifestação será o pontapé inicial para o projeto de lei de iniciativa popular que pretende recolher 1,5 milhão de assinaturas em todo o país.

               O recente caso da enfermeira que foi filmada espancando um cachorro da raça Yorkshire, em Goiás, e de uma mulher que se passava por protetora dos animais para adotá-los e depois matá-los, em São Paulo, foram dois episódios que impulsionaram a manifestação.  No caso do Yorkshire, por exemplo, o inquérito foi concluído mas a própria delegada responsável pela investigação afirma que dificilmente a autora do crime sofrerá qualquer tipo de detenção.  “Queremos aproveitar o evento e toda essa comoção também para esclarecer as pessoas e divulgar a importância da posse responsável. Infelizmente, Cuiabá é uma cidade na qual ainda sofremos muito com o abandono de animais, que acabam vitimados por diversos tipos de violência e até sendo mortos. Precisamos mudar essa mentalidade”, afirmou Mônica Buzelle, vice-presidente da AVA-MT.

                 A veterinária Juliana lembra que o evento é aberto para todos aqueles que tem interesse em colaborar com a proteção dos animais.  Será uma manifestação pacífica e a sugestão é que os participantes se vistam de branco e levem cartazes e faixas com no máximo dois metros de largura. No entanto, ela lembra que mensagens ofensivas ou que incitem à violência não serão aceitas.  Além disso, os manifestantes devem lembrar de levar água e se protegerem do sol quente de Cuiabá.  “Quanto à presença de animais na manifestação, estamos alertando que isso não é recomendado justamente por causa do forte calor da cidade, que pode ser muito desgastante e fazer mal aos bichinhos”, esclarece Juliana.

                Para mais informações, é possível entrar em contato com a AVA-MT pelo e-mail vozanimal.mt@gmail.com. O site oficial da manifestação é o www.crueldadenuncamais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário