quinta-feira, 19 de julho de 2012

Entrevista: por que cachorro não pode comer doce?

11 de jul 2012 às 07h51


Por Estopinha

Oi, gente!
Ai, na semana passada, quando euzinha mostrei minha foto com fuça de pidona pro bolo que o papi tava comendo, muita gente me mandou um montão de dúvida...
Então, eu pedi ajuda pra minha tia Claudia Terzian, que é adestradora e consultora da Cão Cidadão, e é veterinária também! Ela manja de todas essas coisas que a gente pode e não pode comer, e me deu uma entrevista muito chique, ó:

Estopinha: Tia, todo mundo tá com um montão de dúvida sobre esse assunto: é verdade que a gente que é cachorro não pode comer doce?

Claudia: Oi, Estopinha, que bom estar aqui novamente no seu blog! Eu já estava com saudades! Sim, é verdade, os doces são contraindicados para os cães, pois o açúcar serve de alimento às bactérias que provocam cáries, o tártarto e como consequência as doenças periodontais. Você sabia que os cães também podem ter cáries? E não esqueça que a obesidade também é uma consequência muito ruim da ingestão de alimentos muito calóricos (como os doces) em excesso.

Estopinha: Nossa... E me falaram que o chocolate é muuuuitoooo pior, né?

Claudia: Chocolate nem pensar, Estopinha! Nem para os cães, nem para os bichanos. Vocês não conseguem metabolizar uma substância chamada teobromina, que está presente no cacau. Quanto mais cacau no chocolate, mais tóxico para os pets e menor a quantidade necessária para intoxicá-lo. Embora alguns chocolates sejam mais tóxicos do que outros, nenhum deles deve ser oferecido aos cães e gatos. Os efeitos são: agitação, aumento da pressão sanguínea, sobrecarga cardiocirculatória, além de náuseas e vômitos.

Estopinha: Ah, entendi... A gente não consegue mestabolizar... E fruta, tia? Tem umas que são doces também... Eu sei, porque uma vez peguei uma maça da fruteira aqui de casa, pro papi correr atrás de mim, sabe... Rsrsrsrsrsrs... E tava bem docinha! Mas... A gente pode comer?

Claudia: Pequenas porções de frutas não fazem mal. O que dá esse sabor adocicado às frutas é a frutose, mais saudável que a sacarose do açúcar comercial. Além disso, elas são ricas em vitaminas e antioxidantes. Mas não são todas as frutas que vocês podem comer! As uvas são proibidas para os cães! Elas podem causar uma lesão renal séria em vocês, cachorros. A uva passa, por ser desidratada, é ainda pior, mesmo em pequenas quantidades ela não é aconselhada. Os abacates também não são indicados, embora não sejam tóxicos. Lembre sempre, Estopinha, que qualquer alimento que não seja ração não deve exceder de 10 a 15% da quantidade que um cão ingere para não desbalancear a alimentação de vocês!

Estopinha: Tia Claudia, você é demais!!! Sempre falando muito chique! Euzinha também tava morrendo de saudades de entrevistar você! =)
Agora todo mundo já sabe o que pode e o que não pode dar pra gente comer! =)
Muitas lambidas, gente!!!

Disponível em: http://noticias.r7.com/blogs/estopinha/

Nenhum comentário:

Postar um comentário