sábado, 14 de julho de 2012

Veterinários não recomendam banho a seco em pets

publicado em 12/07/2012 às 06h00:    

A velha água e sabão são a melhor opção para deixar o seu cachorro limpinho
Do R7*

Cachorro de toca de banhoThinkstock
Veja produtos de higiene para pets
Até o cachorro completar quatro meses de idade, deve-se evitar o banho com água e xampu. Depois disso, banho a seco não é recomendado, a não ser em casos específicos

Muitas pessoas tratam seus pets como se fossem seres humanos e no inverno não é diferente.

É comum donos de cachorros ficarem em dúvida quanto ao banho que devem dar no seu animal durante os dias de baixas temperaturas. Para isso, o banho a seco tem se tornado uma opção.

No entanto, o veterinário Renato E. Iazzetti, da Clínica Veterinária Med Dog, acredita que essa não seja a melhor pedida.

— Pelo menos quinzenalmente é bom dar um banho comum nele. Escovar e limpar as orelhas também é uma forma de higienizar o animal. Não há problemas com a temperatura da água nos pet shops. Normalmente, ela é aquecida.
Saiba quem é a nova paixão de Sabrina Sato

Marina Ruy Barbosa busca dono para gatos que resgatou na rua

Para Iazzetti, é claro que se deve ter uma preocupação com os filhotes que ainda não foram vacinados.

Até o quarto mês de vida, o cão está desprotegido e tem que tomar vacina para 11 doenças. Uma delas protege contra dez e, outra, a anti-rábica - que só protege contra uma -, tem que ser dada no quarto mês.

Veja produtos de higiene para deixar pets limpinhos

Por isso, ao longo desse período, é recomendado que se evite ao máximo o banho comum - o que não significa que ele seja proibido -, explica o veterinário.

— Por exemplo, se cai um copo de leite em um filhote de cachorro com dois meses, você não vai deixar ele “sujo” de leite por mais dois meses. O banho à seco é só uma forma de tirar o mau cheiro.

O diretor clínico do Hospital Pet Care, Dr. Marcelo Quinzani, indica em que situações o banho a seco pode se tornar uma alternativa.

— Essa alternativa é sugerida apenas em filhotes e animais mais velhos em dias frios ou animais que não se deixam banhar com água e sabão, por medo ou estresse. Também como auxiliar na limpeza de pelo e para retirar odores desagradáveis da pele, substituindo alguns banhos, diminuindo assim a frequência do banho com água e sabão, mas nunca eliminando-o.

Em suma, salvo exceções, o banho a seco não é uma boa escolha para os pets. Melhor mesmo é um bom banho à moda antiga!

* Colaborou Flávia Teles, estagiária do R7

Disponível em: http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/mesmo-no-inverno-banho-a-seco-nao-e-a-melhor-pedida-20120711.html?question=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário