domingo, 12 de agosto de 2012

Ar seco exige cuidados especiais com os animais de estimação

publicado em 12/08/2012 às 04h30:     

Umidade baixa do ar pode favorecer o aparecimento de doenças oportunistas
Ana Paula Xavier, do R7
Clima seco
Reprodução?AFP
 

Com a baixa umidade do ar, os pets precisam de hidratação extra.
 
Com a umidade relativa do ar tão baixa a essa época do ano, todos precisam de cuidados especiais.
Todos nós humanos... E também nossos bichos de estimação.
Entre outros problemas, o ar seco, e consequentemente o aumento da poluição, podem favorecer o aparecimento de doenças oportunistas, fazendo com que os animais domésticos sofram de alterações respiratórias, como por exemplo, a bronquite e a asma.
Em cachorros e felinos mais ativos, até mesmo um sangramento nasal pode aparecer.
Para prevenir e amenizar esses desconfortos em cães e gatos, o médico veterinário e oncologista Bruno Baetas deu algumas dicas - que você pode colocar em prática a partir de agora na sua casa:
- Deve-se manter [os pets] muito hidratados, principalmente após exercícios físicos, como caminhadas. É importante lembrar que os horários recomendados para passeios e exercícios são sempre o início da manhã e o final da tarde, quando o tempo está menos quente.
Outras dicas do doutor são fundamentais para que o seu pet se sinta bem nesta época do ano, como levar água durante os passeios com seu bichinho, manter água fresca e abundante sempre à disposição dos animais e diminuir a carga de exercícios físicos nos dias mais secos.
Quanto à alimentação, ainda de acordo com o médico, deve-se manter a dieta a qual o cão ou o gato estão acostumados, na quantidade normal - sem maiores novidades nesta época do ano. Para os cães que têm o costume de ingerir comida feita pelos proprietários, é bom evitar comidas gordurosas e com sal.
Frutas como melancia, maçã e pera, que possuem bastante teor de água, também são uma boa pedida para alimentar e hidratar os bichinhos.
Outra dica para estimular o consumo de líquidos é dar cubos de gelo aos pets. Doutor Bruno explica.
- Eles gostam de brincar [com os cubinhos] e com isso acabam se hidratando.
Além dos cubos de gelo, você pode preparar uma delícia boa para hidratar seu pet nesta época: o sorvete para bichinhos de estimação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário