quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Como lidar com cães ciumentos- Parte 1: ciúme de pessoas

Por Equipe Cão Cidadão
S5003716 300x225 Como lidar com cães ciumentos – Parte 1: Ciúme de pessoas

Final de semana com a família para colocar o “papo” em dia; comer aquele churrasco; brincar com seu sobrinho, assistindo um jogo de futebol com os amigos... Se para você essas são situações impossíveis por causa do ciúme de seu cãozinho, esse artigo vai mostrar aos proprietários como evitar e melhorar o problema do ciúme do cachorro.

Origem do problema
O cão é um animal que vive em grupo e tem relações sociais com os demais membros de sua matilha humana ou canina. Como em toda família, existentem regras e limites claros que conduzem o comportamento em harmônia do grupo. A maior parte dos cães não tem o perfil de líder para impor essas regras. Quando não existem tais “leis” o peludo é levado a tomar o comando controlando as situações, muitas vezes não agindo da maneira correta.

Porque o ciúme?
O problema surge, na maioria das vezes, por falha ou culpa do dono, que não imagina estar treinamento, inconscientemente, seu peludo para este problema comportamental. Já viu o proprietário que fica todo orgulhoso quando recebe uma visita e o cão fica latindo não deixando a pessoa se aproximar? O dono diz: “Meu cão gosta tanto de mim que não quer que ninguém chegue perto...”; “É meu cão de guarda!”; “Boa, Rex, tem que proteger o dono!”.
O comportamento surge pela falta de um líder humano na “família” do cão. Os donos acham que o problema surgiu de uma hora para outra, porem ele vai se amadurecendo aos poucos com pequenas atitudes sem que seja percebido. Por exemplo: Quando você abre a porta de casa quem sai loucamente correndo para fechar ao portão? Quando você esta jantando alguém fica latindo pedindo comida? Se o proprietário deixa o cão controlar essas situações, ele também pode controlar situações relacionadas ao dono, por ter sua “posse”, decidir o que acontece quando o proprietário receber abraço de amigos, esposa ou filhos.

Treine cedo para evitar problemas.
Como muitos problemas comportamentais o ciúme também pode ser evitado e a prevenção é o melhor a ser feito. O filhote deve ser sociabilizado e apresentado conscientemente ao mundo. Este período inclui a apresentação de varias pessoas, de todos os tipos; cores; formas; usando bonés, chapéus, óculos; pessoas que falam alto, baixo, fino, grosso. Tudo isso para o cão aprender a não ter medo e sim prazer em se relacionar com outras pessoas. Lembre-se de não forçar o cão ao contato com as pessoas, por exemplo: pegar o cão a forçar e deixar em seu colo. Use e abuse de petiscos, brinquedos, para que o cão se aproxime com confiança. Estimule o cão a ir brincar, receber carinho e passear com outras pessoas, isso só faz o bem a ele. Alguns proprietários dizem “O peludo só deve ganhar carinho de mim, se outros fizerem agrados ele vai gostar menos de mim”, totalmente inverdade e prejudicial ao cão. O dono realizar exercícios de limite para deixar claro para o cão quem é o líder e a mínima demonstração de ciúme tem que ser punida.
Problema instalado
Existem cães que mostram sinais de agressividade somente por pessoas se aproximarem de seu dono; outros não permitem pessoa sentarem ou cumprimentarem seu dono. Quando o problema se encontra neste nível o dono deve parar e estar consciente que a tendência da situação é piorar.
A falta de liderança é clara e um dos objetivos será reconquista-la. Exercícios básicos de limite como: comida no chão e limite entre portas são importantes.
O proprietário deve trabalhar o treino sem cima de recompensas para comportamentos corretos e punição para comportamentos indesejados. Por exemplo: O cão esta no colo no dono e rosna se alguém tenta se aproximar para cumprimentar. Se o cão rosna quando a pessoa encosta no dono, podemos reagir de duas formas. A primeira é dar uma bronca para o comportamento cessar, tente novamente o toque e o recompense caso ele não seja agressivo. A segunda maneira é antecipar o “estopim” do comportamento de rosnar e distrair o cão com um petisco, recompensando em atitude correta. O cão começa a associar a chegada de pessoas a coisas boas e se sente seguro. Quando o proprietário receber visitar surpreenda o cão com uma “chuva” de petiscos. A bronca sempre deve vir da pessoa que esta sendo protegida pelo cão.
Lembre que a prevenção é o melhor remédio e um bom treino necessita de muita repetição e paciência, caso o ciúme esteja “incontrolável” contrate um profissional especialista em comportamento animal.
---
Texto: Rodrigo Caldarelli (Adestrador da Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

Nenhum comentário:

Postar um comentário