quarta-feira, 21 de março de 2012

Como apresentar um cão a outro, para evitar que briguem

Revista Cães & Cia, n. 297, fevereiro 2004
Uma única briga entre o cão que vive em casa e outro recém-adquirido pode torná-los inimigos para sempre. O risco também existe se recolocarmos um cão com outro depois de terem sido separados mesmo que por poucas horas. Daremos dicas de como fazer a apresentação de dois cães para evitar futuras agressões entre eles

Ao se introduzir um cão em local onde vive outro, convém adotar os procedimentos sugeridos a seguir inclusive quando o exemplar novato for um filhote.

Escolher local apropriado
Os cães tendem a ficar mais agressivos no espaço em que vivem. Por isso, providencie para que as apresentações sejam feitas em local neutro, não familiar a eles. Pode ser na rua, por exemplo. Cada cão fica numa calçada, controlado na guia por um condutor, numa distância suficiente para não provocar o outro. Assim, mesmo que haja hostilidade, será pouco intensa e fácil de interromper, bastando apenas uma bronca e um puxão de guia.

Ser extremamente exigente
A apresentação deve ser feita tratando os cães com firmeza. Cada um pode dar olhadas rápidas para o outro, mas sem jamais encará-lo fixamente e sem puxar o condutor. Se o cão fizer o que não deve, dá-se um puxão rápido na guia para causar um pequeno susto, uma sensação desagradável, e se diz “não”. Se ele insistir em encarar, procura-se distraí-lo com brinquedos.

Reduzir gradativamente a distância
A segunda fase começa quando cada cão permanece absolutamente calmo ao ver o outro distante. A partir dos locais onde estão posicionados, começa o novo procedimento. Trata-se de uma caminhada lado a lado, numa única direção, para evitar que os cães se encarem. Eles tendem a ficar entretidos com o que vêem pela frente. Andando sempre lado a lado, os condutores reduzem aos poucos a distância. Se surgir sinal de hostilidade, a caminhada é interrompida e o treino recomeça desde a primeira fase. O procedimento termina quando a aproximação dos cães durante a caminhada for tal que eles ficam encostados um no outro e se mantêm pacíficos.

Estar preparado para separar eventual briga
É pequeno o risco de perder o controle da situação e de os cães partirem para o confronto. Mas vale a pena ser prudente e estar preparado para interromper uma eventual briga. Recorra à ajuda de um extintor de incêndio de gás carbônico (CO2), que além de não ser tóxico produz um jato de gás, geralmente mais assustador para os cães do que jogar água (não use extintor de outro tipo, para evitar intoxicações).

Antes de soltar os cães no território definitivo
Quando a aceitação de cada cão com relação ao outro for completa, vem a etapa final: colocá-los juntos. Antes, porém, convém submetê-los a uma longa caminhada até ficarem cansados. Em seguida, os dois são postos soltos no local onde ficarão. A área terá sido previamente preparada com a retirada da comida e dos objetos que possam causar disputa.

Se não tiver experiência com cães, procure ajuda de quem tenha
Os procedimentos aqui indicados são bastante seguros para pessoas experientes na lida com cães. Mas, se a sua experiência e a do outro condutor for pouca, vocês e os cães poderão se machucar. Nesse caso, convém procurar o auxilio de um especialista.

Orientações gerais
Controle absoluto: para desestimular provocações, é muito importante que os cães percebam nosso controle absoluto sobre eles. Por isso, durante a apresentação, cada qual deverá estar sendo conduzido na guia (você precisará de um ajudante).
Recompensas a comportamentos corretos: durante as várias etapas da apresentação, o condutor dará petiscos ao cão sempre que ele agir corretamente. Além de estimular a repetição do comportamento desejado, as recompensas ajudam a mostrar que o condutor está no comando, passando confiança ao cão.
Os cães só ficam juntos após a apresentação ter sido concluída: enquanto não terminarem os exercícios de aproximação, os cães não devem ser postos juntos ou de maneira que possam se ver. Provocações podem anular o treinamento feito até então e tornar os cães ainda mais agressivos.
Sexos opostos: dê preferência a adquirir cães de sexo oposto. Fêmeas tendem a brigar mais com fêmeas. E machos, mais com machos.
Sem afobação: o procedimento de apresentação não precisa ser colocado em prática todos os dias.
Se houver mais de um cão ao qual apresentar o novato: efetue o procedimento apresentando o cão novato a cada um dos veteranos, até que todos os cães aceitem o novato.

Resumo
• Cães devem ser apresentados fora de seus territórios.
• Mostre dominância e seja exigente com o comportamento dos cães
• Aproxime os cães gradativamente, sempre mantendo-os na guia.
• Após o procedimento não os coloque em locais que possam se provocar.
• Só solte os cães para ficarem juntos quando sentir total confiança e controle sobre eles.
• Conte com a ajuda de um especialista em comportamento se você não tiver uma boa experiências com os cães.
Disponível em: http://www.caocidadao.com.br/artigos_caes.php?id=89&categoria=Caes


LINK VIDEO: APRESENTANDO UM CACHORRO AO OUTRO. http://youtu.be/YBbowweqxTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário